[Português]

Já está disponível o documentário que narra a trajetória da Rede de Mulheres Afrolatinoamericanas, Afrocaribenhas e da Diáspora (RMAAD), e do 25 de Julho como dia internacional das mulheres negras do continente – ambos frutos do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe, que aconteceu na República Domicana, em 1992. O documentário foi gravado em Costa do Sauípe, na Bahia, durante o encontro em comemoração aos 30 anos da organização realizado em novembro de 2022.

Com realização da RMAAD, da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e do Odara – Instituto da Mulher Negra, o filme média metragem traz depoimentos de fundadoras, coordenadorss, ex-coordenadoras e membras ativas da Rede e conta o contexto de fortalecimento do movimento regional de mulheres negras, marcos ao longo da história, além de desafios e perspectivas contemporâneas.

A coordenadora geral da RMAAD, Paola Inofuentes, vê com otimismo as diferentes frentes de organização das mulheres negras da região e destaca o papel fundamental da Rede nessa história.

“Nas últimas três décadas a Rede se consolidou como um espaço de referência para as próprias mulheres negras, para o sistema internacional de direitos humanos, governos, organizações multilaterais, organizações não governamentais, redes feministas internacionais e o movimento social afrodescendente”.

Paola Inofuentes, coordinadoral general de la Red.

Paola conta que durante todo o ano de 2022 foram realizadas diversas atividades para avaliar, refletir e pensar coletivamente sobre o que 30 anos de trabalho articulado significaram para as mulheres negras, bem como sobre a necessidade de trabalhar a memória coletiva como algo fundamental para pensar a afrodescendência. E foi assim que nasceu o documentário. “Trabalhar a nossa memória coletiva implica dialogar, escutar ativamente, sistematizar, entrevistar, recordar, escrever de e sobre as pessoas que marcaram a nossa história”, conclui.

Valdecir Nascimento, coordenadora da região do Brasil na RMAAD – e membra da coordenação do Odara – Instituto da Mulher Negra, destaca que, desde 1992, as mulheres negras da América Latina e Caribe compreenderam a necessidade de fazer uma luta transatlântica e que o documentário lançado confirma esta perspectiva. “Estamos muito felizes com o produto que estamos entregando. É uma história feita por nós, para nós e para o mundo”, afirma.

O documentário está disponível no  YouTube. ¡Clique aqui e assista agora mesmo!

[Español]

Ya está disponible el documental que cuenta la trayectoria de la Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diáspora (RMAAD),  y del 25 de julio como día internacional de las mujeres negras del continente –  los dos resultados del 1º Encuentro de Mujeres Negras de Latinoamérica y Caribe, que ocurrió en la República Dominicana, en 1992. El documental fue grabado en la Costa do Sauípe, en Bahía, durante el encuentro en conmemoración a los 30 años de la organización realizado en noviembre de 2022.

Con la realización de la RMAAD,  de la Articulación de Organizaciones de Mujeres Negras Brasileñas (AMNB) y del Odara – Instituto de la Mujer Negra, la película de mediometraje trae testimonios de fundadoras, coordinadoras, excoordinadoras y miembras activas de la Red y cuenta el contexto de fortalecimiento del movimiento regional de mujeres negras, además de los hitos a lo largo de la historia, los retos y perspectivas contemporáneas.

La coordinadora general de la RMAAD, Paola Inofuentes, ve con optimismo los diferentes frentes de organización de las mujeres negras de la región y señala el papel fundamental de la Red en esa historia.

“En las últimas tres décadas la Red se consolidó como un espacio de referencia para las propias mujeres negras, para el sistema internacional de derechos humanos, gobiernos, organizaciones multilaterales, organizaciones no gubernamentales, redes feministas internacionales y el movimiento social afrodescendiente”.

Paola Inofuentes, Coordinadora general de la Red.

Paola cuenta que durante todo el año de 2022 se realizaron diversas actividades para evaluar, reflexionar y pensar colectivamente sobre lo que 30 años de trabajo articulado significaron para las mujeres negras, así como sobre la necesidad de trabajar la memoria colectiva como algo fundamental para pensar la afrodescendencia. Así nació el documental. “Trabajar nuestra memoria colectiva significa dialogar, escuchar activamente, sistematizar, entrevistar, recordar, escribir de y sobre las personas que marcaron nuestra historia”, concluye.

Valdecir Nascimento, coordinadora de la región de Brasil en la RMAAD – y miembra de la coordinación del Odara – Instituto de la Mujer Negra, resalta que, desde 1992, las mujeres negras de América Latina y Caribe comprendieron la necesidad de hacer una lucha transatlántica y que el documental lanzado confirma esta perspectiva. “Estamos muy felices con el producto que estamos entregando. Es una historia hecha por nosotras, para nosotras y para el mundo”, afirma.